Antigamente, o veterinário era um generalista, que precisava cuidar de todas as espécies e de todos os problemas de saúde que as afetavam. Ainda bem, isso é coisa do passado! A medicina veterinária evoluiu muito e, assim como na medicina humana, existem hoje profissionais especializados em diferentes áreas, para que seu pet tenha sempre o melhor atendimento possível.
Qual é o profissional que você busca para cuidar da sua saúde oral ou quando tem algum problema dentário? O dentista, correto? Pois bem, você deveria estar fazendo o mesmo com o seu pet, sabe por quê? Apesar de existirem diversas especialidades na medicina veterinária, a faculdade ainda é um curso generalista e, quando pensamos em conhecimentos na área de odontologia, todos os currículos deixam muito a desejar. Por isso, os veterinários que desejam atuar na área odontológica precisam fazer uma pós-graduação. Além disso, esse profissional terá, além do conhecimento e habilidades específicas, todos os equipamentos necessários para realizar não apenas um tratamento adequado, mas – primeiramente – um diagnóstico completo, que irá determinar as técnicas necessárias para manter ou restabelecer a saúde oral do seu pet.
O velho ditado de que “a saúde começa pela boca” é verdadeiro e não diz respeito somente à dieta. A boca faz parte do organismo, tudo está conectado! Por isso, uma boca doente traz repercussões sistêmicas muito importantes para o paciente (seja humano ou animal).
A ideia desse blog é trazer informações verdadeiras e confiáveis, com embasamento científico, para auxiliar colegas e tutores a terem um novo olhar sobre o cuidado oral dos pets. Pretendo descomplicar e desmistificar assuntos polêmicos e, assim (espero), conseguir cada vez mais focar na prevenção!
Espero fazer a diferença <3