Pular para o conteúdo

Odontologia Veterinária para Cães, Gatos e Pets Não Convencionais

Bafo em cães e gatos não é normal!

Sempre que possível, tento fazer comparações das coisas que acontecem com os animais e os seres humanos, afinal de contas, compreendemos melhor o que está mais perto da gente e, a grande verdade é, que somos muito mais semelhantes do que a maioria das pessoas pensa.

Pois bem, se uma pessoa tem mau hálito, você acha normal? O que são as primeiras coisas que vêm à cabeça? 1.Que a pessoa tem péssimos hábitos de higiene oral; 2.Que está com algum problema dentário; 3.Que tem algum problema gástrico. Por que então achar que é normal um cão ou gato ter mau hálito/bafo? A resposta pode ser muito simples: porque eles não escovam os dentes! Mas deveriam. Você consegue imaginar as consequências de 15, 17 anos sem escovar os dentes, sem ter nenhum tipo de cuidado com a saúde oral?

Em cães e gatos o mau hálito raramente é causado por problemas gástricos – a boca é, em quase todos os casos, a única responsável. O odor desagradável é resultado da atividade das bactérias que colonizam a boca. e essa população não é composta por residentes fixos – quanto mais avançado o grau de doença, mais patogênicas são as espécies de bactérias que se encontram causando danos na boca do paciente.

Recentemente, tenho visto muitos memes sobre bafo de cães circulando nas redes sociais. Precisamos parar de achar graça em sinais claros de problemas sérios com a saúde dos serezinhos que amamos e que fazem parte das nossas famílias. O único bafinho normal é o de leite nos filhotes! Se seu pet tem bafo, procure um médico veterinário odontologista.